terça-feira, 9 de dezembro de 2008

a ida de hoje ao supermercado

tinha 20 minutos antes que o Real fechasse e la fui a correr. Hoje vou fazer uma das receitas que escreveu a mae da mariana...a de carne picada.Tenho tudo para a bolonhesa, chili e para as almondegas!! tambem quero fazer um doce das receitas que mandou a minha tia.Mousse de morango(que como n e epoca, faço de framboesas congeladas q tb deve ser bom).Quero tb fz sopa d abobora q tb esta nas receitas. E dizer abobora???e q no inicio ainda levava o amigo dicionario de bolso, mas ag com a mania q domino o alemao(q n domino de todo!) nunca o levo.


decido experimentar o ingles a ver se pega, sem muitas esperanças pq os amigos alemaes nao gostam de falar ingles cm tds sabemos... lá estava a vitima, o senhor que trabalha na secçao dos vegetais:
"Hallo, entschuldigung...Haben Sie...pumpkins=/?"


"WAS?"
"hmmm pumpkins you know...orange"
"aaaaah relikgcmwoei ediufnhceior ufmcweif, ya?" (achava q ele me estava a entender!!)
"hmmmmmm =/ ... yaya...gross, zu Suppe machen!" (sim sim, grande!-e fazia o gesto- para fzr sopa!!)


"SUPPE MACHEN???" "fdgrkjhgtlrkjcmrkjgcmkjn gfkjbnvcgkjc fdkfjmcr" (afinal ele estava bem longe)


"hmm ya Suppe machen gross aba then it comes in little pieces like this...to make soup, Suppe machen!" (olho pa cara dele.. aaaaaaaarrgghhhhhhhhhhhhh pqeq n m entendes??????)


"hmm Anna, verstehen Sie Englisch??" (pra colega)


"hmm nee..."


"einen Moment bitte" (um momento pfavor) e saca do telemovel e começa a falar...depois passa-me o telemovel...


"hallo?"


"yes, my colleague doesnt understand you very well...what is it that you want?"


"pumpkin, i would like pumpkin please" e la passei o tlm ao senhor que se riu:


"Ach sooo, Kürbisse!" rimo nos um bocado e no final de tudo nao havia kurbisses pra ninguem:/





la continuei eu à pressa no supermercado à procura do proximo item da lista: folhas de gelatina p fz o doce...e encontra-las?bonito bonito..quem vai ser a vitima agora?!


aqui está!uma senhora q me parece simpatica...


"Hallo bitte, haben Sie...." (e lembrei me q nem em ingles sabia...gelly?nao isso é doce nao?hmmm merdaaaa, e a senhora à espera...decidi experimentar gelly)


"...gelly?"


"Gelly????" (ok nao era, tenho q tentar outra coisa...)


"gelly...gelatin...gelatinaa!gelatin...hmmm you put on the fridge and when you take it and do like this (e finjo estar a abanar uma gelatina) it does like ....(começo a abanar os braços)"


bem ela olhou p mim com um misto de medo e vergonha de estar a falar cmg lol...disse q nao me percebia e começou se a ir embora...mas eu queria mesmo a gelatina!!! fui atras dela coitada e continuei a insistir


saquei d uma folha e um lapis e comecei a desenhar uma gelatina...e a tremer p q ela percebesse...acho q o desenho mais devia parecer um bolo pq me levou pa uma secçao de massa de bolo e la lhe disse em meio alemao q nao era pra bolos!era pra doces (ms n sabia a palavra pra doces...disse sobremesa:/)


nao entendia...ai mae do ceu, eu quero a porcaria da gelatina!...continuei com o teatro a abanar-me toda e lembrei-me d dzr cores, pq a gelatina tem cores!
"rot(vermelho), rot gelatin!! oder grun"(verde)
finalmente!!!!!!disse me p a seguir e levou me às gelatinas...estava na secçao d iogurtes...estranho e em embalagem de iogurtes.!tipo iogurtes de gelatina... ok senhora, nao isto nao!mas ja era um principio...

"ya, ya das ist gelatin aber...zu dessert machen!" (sim, isto...mas p fz sobremesas!) hmmm like this...e desenhei um rectangulo pq queria gelatina em folhas!

"aaaah Pulver Pulver!!" (n sabia o q era ms parece alg como pulverizar ou em pó e tb servia)

"yaaa ya das!"


explicou-me q era ao fundo do corredor e sem mtas esperanças la fui a correr q ja estavam a desligar as luzes p fechar...

e..e..... encontrei!!! era mm aquilo! finalmente. ainda estive mais uns 10 min pq tb aconteceu o mesmo com leite condensado ms esse foi mais facil d m compreenderem e fui a ultima a sair, ja com as empregadas todas atras de mim com o "machen reoigthreoigoinre zu" (n sei que.. fechar)


enfim em 20 min consegui comprar a lista toda e ag vou me enfiar na cozinha tp indeterminado a cozinhar...espero q seja pouco pq as receitas e suposto serem rapidas, nao?


bem, beijinhos e abraços aqui do país de gente que nao gosta de falar outra lingua**

4 comentários:

Anônimo disse...

looool! ri-m bue! adoro-te =)

Anônimo disse...

eu devia batert d tantas saudds q tenho tuas...*bjo miuda

Anônimo disse...

Hahahahahahahah que comédia!

Deixa estar que nos primeiros dias no SMarket da praça onde vivemos também falam muito pouco inglês. Então foi um xarivari do caraças para comprarmos tudo e mais alguma coisa, porque em Finlandês acaba tudo em lainen e lá ficávamos sem saber o que é que aquilo era.

Só ao fim de umas semanas e já a falar um bocado de sueco é que finalmente se aprende a procurar as coisas!

Beijinhos inês, aproveita bem essa Paderborn que a minha Helsinki já se está a ir pelos fundos :(

inesNalemanha disse...

um xarivari !!!! lol goga=P